Blog  

Reforma da Previdência: um mal desnecessário

25/03/2011, publicado por

Em artigo, o Presidente da COBAP defende a volta do Fórum Nacional de Previdência Social

Antecedendo a espetaculosa visita de Barack Obama, vivenciamos em Brasília um grande teatro apresentado durante o Seminário “O Futuro da Previdência no Brasil”. Apesar de não estar fisicamente neste evento, fiz questão de me inteirar de todas as palestras e pronunciamentos proferidos.

Não precisa ser muito inteligente para notar que o Seminário foi mais um engodo. Ou seja, uma tentativa inicial de provocar uma reforma desnecessária e apressada na Previdência Social Pública. Os organizadores convidaram, em sua maioria, técnicos e especialistas ligados aos interesses do Governo. Chegaram até a afirmar que a Previdência é deficitária, contradizendo o próprio ex-presidente Lula.

Na fria tentativa de ganhar a opinião pública, encheram a imprensa de informações distorcidas para forçar publicações e reportagens maquiadas em favor da futura reforma. Um verdadeiro show de manipulação, marketing e ventriloquismo.

Ficou comprovado no 1º Congresso Mundial dos Aposentados, organizado ano passado pela COBAP, que o sistema previdenciário brasileiro não é perfeito, mas está entre os melhores e com a maior arrecadação do planeta. Diante disso, não serei radical. Acredito que talvez pequenas alterações possam ser efetuadas, mas antes é preciso muita discussão com diversos setores da sociedade.

Ao invés destes eventos fajutos, o Governo deveria retomar o Fórum Nacional de Previdência Social, que foi criado em janeiro de 2007 por Lula por meio do Decreto nº 6.019. Somente com a retomada deste fórum democrático, teríamos novamente um debate franco e aberto entre os reais representantes dos trabalhadores, aposentados, empresários e governo.

Na minha humilde visão de brasileiro, a receita é simples para melhorar a vida de milhões de aposentados, pensionistas e trabalhadores: a reforma da Previdência não é necessária, basta apenas o Governo cumprir o que está escrito na Constituição. Essa é a verdade, doa a quem doer.

Richard Casal

Fonte: Cobap