Blog  

INSS alerta aposentados sobre ação de estelionatários

15/07/2014, publicado por

A gerência do instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários que no início deste mês a Polícia Civil de Alagoas divulgou a fotografia de um homem acusado de estelionato. Segundo o órgão policial ele aplicou golpes nos beneficiários do INSS na cidade de Messias. O homem se identificava como advogado e procurava aposentados e pensionistas do INSS dizendo que eles “tinham direito a um dinheiro liberado pela presidente Dilma”. Alguns segurados assinaram procurações e com este documento foram feitos empréstimos bancários irregulares.

Por isso, a Previdência alerta os segurados para que não passem informações pessoais, principalmente número do benefício e senha para ninguém, seja pessoalmente ou por telefone. A senha é sigilosa e com essas informações os estelionatários podem sacar o dinheiro do benefício ou até fazer empréstimos. Os segurados também não devem assinar documentos, como procurações, atraídos pela promessa de recebimento de algum pagamento atrasado.

Se o aposentado for procurado e suspeitar que se trata de um golpe ele pode denunciar a tentativa na delegacia mais próxima e na Ouvidoria-Geral da Previdência Social. Para isso, basta ligar para o telefone 135. Se preferir a internet é só acessar o portal da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) e clicar no link “Ouvidoria-Geral”. Caso o segurado suspeite de ter sido vítima de um golpe deve ir imediatamente ao banco, para bloquear o cartão e providenciar a emissão de um novo. É preciso também comunicar a agência do INSS onde o benefício é mantido.

Os beneficiários devem ficar atentos também com promessas de “apressar” o andamento de processos, “liberar valores atrasados” entre outras facilidades. Os estelionatários sempre se utilizam desses argumentos para enganar as pessoas. Quando o segurado tem valores atrasados a receber, o INSS paga diretamente na conta do benefício, não sendo necessário solicitar. Se os valores decorrem de ação judicial, o ideal é que o aposentado ou pensionista se informe no sindicato da sua categoria profissional e nas federações de aposentados.

Requerimentos – Além destes golpes já mencionados há também casos de fraude que ocorrem nos requerimentos de benefícios. É preciso ficar atento à qualquer cobrança por serviços envolvendo a Previdência Social. Todo e qualquer serviço realizado nas Agências da Previdência Social se obtém gratuitamente. Os golpistas também “montam” documentos para garantir direitos indevidos. Mas quando estas fraudes são descobertas o beneficiário tem de responder a processo criminal na Polícia Federal, além de devolver os valores.

O cidadão pode agendar seu atendimento, com dia e hora marcada, pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita, se for feita por telefone fixo, ou tem custo de uma ligação local, se for feita de celular. O segurado também pode agendar seu atendimento pela internet no Portal da Previdência (www.previdencia.gov.br).

Fonte: Ministério da Previdência Social