Blog  

Erro obrigará beneficiários a devolverem dinheiro

20/01/2011, publicado por

Aposentadorias e auxílio doença foram pagos a mais; prazo para defesa é de dez dias.
Pelo menos 25 mil pessoas em todo o Estado de São Paulo, sendo 6,6 mil em Campinas, vão pagar por um erro do INSS. Esses contribuintes receberam auxílio doença ou aposentadoria com valores a mais. O pedido de correção foi feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2008 e 2009, mas só agora os contribuintes começaram a receber a carta de cobrança e tem 10 dias para se defenderem.

O erro ocorreu porque o tempo de contribuição do beneficiado foi duplicado no sistema do INSS. Com isso, mais de 57 mil brasileiros tiveram o benefício com o valor dobrado em relação ao que realmente pagou à Previdência. O TCU informou que houve uma revisão automática dos benefícios e que a cobrança dos erros cometidos nos cinco anos antes da correção será feita diretamente no salário, com desconto de até 30% do valor do benefício.

A cuidadora de idosos Vera Lúcia Pini, que recebia auxílio doença do filho que sofre de esquizofrenia, no valor de R$ 510, agora pode ter o benefício reduzido para R$ 350 e ainda devolver o que recebeu a mais. A advogada previdenciária Roseni Siqueira diz que a família não tem condições de devolver o que já foi gasto em remédios e alimentação: “Com base na Constituição, esse benefício tem caráter alimentício e, por isso, a cobrança não vale”.

Fonte: EPTV

ESCLARECIMENTO

A Kravchychyn Advocacia e Consultoria esclarece que tal conduta é por nós considerada indevida e portanto, aconselha a todos que forem prejudicados pela redução para que procurem um advogado especialista para ingressarem com as medidas judiciais e administrativas cabíveis.

Se restarem dúvidas, agende um horário com um de nossos advogados pelo telefone (48) 3224-9988 ou peça maiores esclarecimentos pelo e-mail: escritorio@krav.com.br.